quarta-feira, 29 de abril de 2020

Vamos falar sobre "O Cortiço"?

Hoje vamos comentar um pouquinho sobre o livro "O Cortiço", de Aluísio Azevedo.


Quem foi Aluísio Azevedo?


Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo (São Luís, 14 de abril de 1857 — Buenos Aires, 21 de janeiro de 1913) foi um novelista, contista, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista brasileiro; além de bom desenhista e discreto pintor.
Filho do vice-cônsul português David Gonçalves de Azevedo, ainda jovem, enviuvara-se em boda anterior, e de D. Emília Amália Pinto de Magalhães, que se separara de um rico comerciante português, assiste Aluísio, em garoto, ao desabono da sociedade maranhense à união paternal contraída sem segundas núpcias, algo que se configura grande escândalo à época. Foi Aluísio, irmão mais novo do dramaturgo e jornalista Artur Azevedo, com o qual, em parceria, viria a esboçar peças teatrais.


E o que podemos falar sobre o livro?


A obra busca recriar a realidade dos agrupamentos humanos sujeitos à influência da raça, do meio e do momento histórico. O predomínio dos instintos no comportamento do indivíduo, a força da sensualidade da mulher mestiça, o meio como fator determinante do comportamento são algumas das teses naturalistas defendidas pelo autor ao lado de denúncias sociais. O protagonista do romance é o próprio cortiço, onde se acotovelam lavadeiras, trabalhadores de pedreira, malandros e viúvas pobres.

O gosto amargo da realidade


'Homem primata / Capitalismo selvagem'. Esses versos da música dos Titãs retratam muito bem o que é O Cortiço. A história de gente pobre, que faz com que uma pouca minoria se torne rico. Mas, ao contrário do que vemos todo dia nos jornais, a miséria não é o foco principal da história. E sim, a forma abjeta com que a vida é tratada, seja pelos outros, seja por nós mesmos.
Uma mulher que se acaba na bebida pelo homem; outra que dá em cima do marido daquela; mais uma que 'pega' o menino mais novo; o homossexual que trabalha como lavadeira e é motivo de escárnio; o homem que usa e abusa da escrava, mas que tem vergonha da cor; a menina bem criada que se torna prostituta; o 'capoeira' que mata sem dó; os portugueses que tratam o Brasil como quintal; aqueles que fizeram fortuna; os que não fizeram...
São muitas situações que retratam perfeitamente aquele momento do século 19, mas que, se trazidas para hoje, irão abraçar muitas e muitas pessoas.



Você sabia? 


"O Cortiço" será um dos livros que estará na lista do vestibular da Fuvest, além do ENEM, entre outras provas em 2020.






Quer fazer essa leitura? É só clicar aqui para o livro em PDF.
E esse é o link para O Cortiço em HQ!

Façam o download e aproveitem!

Ah, a música dos Titãs que é citada como referência é Homem Primata!

Um comentário: