Devido a grande visitação no Blog na semana anterior sobre esse tema, hoje trago a vocês o SUCESSO, de Ariano Suassuna, em livro e em filme.
O livro:
O “Auto da Compadecida” consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral (demonstrando, na fala do personagem, sua classe social) e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi “o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”.
O Filme:
O filme mostra as aventuras de João Grilo (Matheus Natchergaele) e Chicó (Selton Mello), dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. Somente a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro) poderá salvar esta dupla.
Eu amo demais esse livro e amo ainda mais o teatro. Em 2013 tive a imensa honra que apresentar essa peça teatral que me faz rir muito.
ResponderExcluirgosto muito desse filme, o livro deve ser melhor ainda.
ResponderExcluiro filme é incrível!
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirmuito legal
ResponderExcluirAdorei muito interessante!
ResponderExcluiro filme é realmente muito bom e pretendo ler o livro em breve
ResponderExcluir