"Feliz Ano Velho", de Marcelo Paiva, é uma obra autobiográfica que causou impacto nacional, em sua época. Nela, Marcelo conta como sua vida mudou do dia para a noite, após um acidente que o deixou tetraplégico. Narra sobre a força de vontade em se recuperar e o apoio dos amigos.
Resenha
Feliz ano velho é o primeiro livro de Marcelo Rubens Paiva, sendo uma autobiografia escrita aos 26 anos, logo após o seu penúltimo tratamento. Diferentemente de algumas pessoas que sofrem algo e se fecham, resumindo-se a isso; Marcelo sente que é preciso lutar.
Assim, a linguagem do texto expressa a irreverência e a determinação, além da compreensão de que “o futuro é uma quantidade infinita de incertezas”. A narrativa em primeira pessoa é bastante clara e direta, coloquial, permitindo ao leitor um rápido envolvimento com a trama.
A história não se detém apenas ao aspecto do acidente ocorrido com o personagem, mas também, aborda todas as lembranças e reflexões que são levantadas por ele, trazendo os aspectos externos e internos do humano. Assim, a história tem um teor muito realista, nos direcionando a pensar em nossos próprios valores e questionamentos.
É um livro que dá asas às lembranças e à imaginação, fazendo do trágico uma base para momentos de humor e ternura. Um dos aspectos mais ressaltados além da determinação de Marcelo, é a constante presença e auxílio da amizade.
Fonte: Beduka
Nenhum comentário:
Postar um comentário