quinta-feira, 15 de julho de 2021
Indicação de Leitura - From Lukov with Love
quarta-feira, 14 de julho de 2021
Indicação Leitura - O Espadachim de Carvão
quinta-feira, 8 de julho de 2021
Indicação de Trilogia: Crônicas de Amor e Ódio - The Beauty Of Darkness (Volume 3)
Indicação de Trilogia: Crônicas de Amor e Ódio - The Heart Of Betrayal (Volume 2)
quarta-feira, 7 de julho de 2021
Indicação de Trilogia: Crônicas de Amor e Ódio - The Kiss Of Deception (Volume 1)
sexta-feira, 2 de julho de 2021
Indicação de Saga - Trono Destruído (A Rainha Vermelha - Volume 5)
quinta-feira, 1 de julho de 2021
Indicação de Saga - Tempestade de Guerra (A Rainha Vermelha - Volume 4)
quarta-feira, 30 de junho de 2021
Indicação de Saga - A Prisão do Rei (A Rainha Vermelha - Volume 3)
sexta-feira, 25 de junho de 2021
Refletindo sobre Moda - "101 Filmes para Quem Ama Moda"
Refletindo sobre Moda - Consumo de Moda: A Relação Pessoa-Objeto
Os profissionais de moda estão tentando cada vez mais categorizar a moda de acordo com suas percepções de consumidor.
demográficas, como meio de dar forma à identidade e à diferenciação do grupo.
quarta-feira, 23 de junho de 2021
Refletindo sobre Moda - "Moda: Uma Filosofia"
quinta-feira, 17 de junho de 2021
Indicação de Saga - Espada de Vidro (A Rainha Vermelha - Volume 2)
quarta-feira, 16 de junho de 2021
Indicação de saga - A Rainha Vermelha
A Rainha Vermelha – O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.
Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?
Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe – e Mare contra seu próprio coração.
sexta-feira, 11 de junho de 2021
Indicação - Interferências
quinta-feira, 10 de junho de 2021
Indicação - A Volta ao Mundo em 80 Dias
quarta-feira, 9 de junho de 2021
Indicação - Um Estudo em Vermelho
quarta-feira, 2 de junho de 2021
Indicação - Feliz Ano Velho
sexta-feira, 28 de maio de 2021
Pedido de Estudante - Til
quinta-feira, 27 de maio de 2021
Pedido de Estudante - A Moreninha
quarta-feira, 26 de maio de 2021
Pedido de Estudante - Lucíola
O Livro
A obra Lucíola se enquadra nos chamados romances urbanos de Alencar, onde o cotidiano e os costumes de uma sociedade burguesa são relatados. Na literatura desse momento, a figura principal do Romantismo deixa de ser o índio, a natureza, e passa a ser o povo, com suas mazelas e suas virtudes, procurando reafirmar o recente independente país.
O narrador Paulo é também um dos personagens principais. Porém, a obra peculiar de Alencar possui um narrador que não apresenta uma visão crítica em relação aos acontecimentos. Ao decorrer da narração, Paulo parece reviver a emoção dos momentos que teve com Lúcia. A narração feita em primeira pessoa torna-se assim limitada, uma vez que parte sob a perspectiva pessoal de Paulo. Ou seja, não há o distanciamento dos fatos enquanto narrador. Além disso, como estratégia do autor, a história entre Lúcia e Paulo é contada através de uma carta entregue à senhora G.M. para que Paulo não levasse a culpa de publicar o romance e ser mal visto por se envolver com uma cortesã, diante de uma sociedade preconceituosa. Ele também se revela preconceituoso, pois se recusa a contar a sua história.
De outro lado, há Lúcia. A Cortesã é cobiçada pela sua beleza e vive numa sociedade que a julga preconceituosamente, até encontrar Paulo, o único capaz de enxergar além das aparências. Já no primeiro encontro, Lúcia diz que ele a purificou com seu olhar e, a partir das visitas de Paulo, ela se distancia cada vez mais da vida de cortesã e se reaproxima de sua origem, enquanto Maria da Glória. Nessa dualidade de Lúcia, podemos enxergar a dicotomia entre os valores cristãos, de pureza, calma, bondade, e os valores do mundo da libertinagem. A personagem busca a autopiedade e o esquecimento do seu passado, porém não consegue, uma vez que a sociedade não perdoa seus atos. Sendo assim, não existiria alternativa para o desfecho e salvação de Lúcia, a não ser a morte.
PERSONAGENS
Lúcia: cortesã rica que é conhecida por todos como bela e excêntrica. Maria da Glória é seu nome de batismo. Ao decorrer do livro, busca seu autoperdão através do amor que tem com Paulo. Apesar disso, não consegue o perdão diante da sociedade do seu passado de cortesã. Morre no final, grávida.
Paulo: confuso entre o sentimento por Lúcia e os preconceitos que há na sociedade. Ao longo do livro também sofre uma transformação; passa de um homem boêmio a um homem de negócios. Escreve uma carta à senhora G.M. contando sua história com Lúcia.
Sá: amigo de infância de Paulo e ex-amante de Lúcia, ele quem apresenta os dois. Milionário e solteiro, é o típico homem burguês. Dá festas em sua casa e representa o preconceito da sociedade burguesa diante da impossibilidade de haver perdão aos atos de Lúcia.
Cunha: amigo de Paulo e ex-amante de Lúcia. Ela o deixou no dia em que viu sua mulher sozinha, triste.
Couto: foi o primeiro cliente de Lúcia. Responsável por oferecer dinheiro a ela, em troca de favores sexuais, quando Lúcia tinha apenas 14 anos.
Rochinha: na roda de amigos boêmios, é o mais novo, com 17 anos, e o mais inexperiente. Porém, tem uma vida irrigada por bebidas alcoólicas.
Laura: uma das prostitutas que participaram da festa na casa de Sá.
Nina: uma prostituta que se interessou por Paulo, com quem chegou até a marcar um encontro, que não acontece.
Jesuína: Quando Lúcia foi expulsa de casa por seus pais, foi morar com Jesuína. Mais tarde, ela aparece como suposta enfermeira na casa de Lúcia.
Ana: Com 12 anos e irmã mais nova de Lúcia, vai morar com ela no interior. Possui traços muitos semelhantes aos de Lúcia. Quando Lúcia falece, fica sob responsabilidade de Paulo, e no final do livro casa-se.
sexta-feira, 21 de maio de 2021
Indicação - Um Clássico: Orgulho e Preconceito
quinta-feira, 20 de maio de 2021
Sugestão para uma Indicação - "A Menina que Não Sabia Ler - Volume 2"
quarta-feira, 19 de maio de 2021
Indicação: "A Menina que Não Sabia Ler"

O livro indicado por ela foi "A Menina que Não Sabia Ler", meu desejo é que vocês gostem e continuem postando seus livros prediletos para eles aparecerem aqui no Blog! ❤️
Vou colocar uma pequena sinopse sobre o livro, espero que agradem tanto a vocês quanto agrada a Nilviany! 😊
"O ano é 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros – únicos companheiros e confidentes – antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?"
segunda-feira, 10 de maio de 2021
Qual é o seu livro preferido?
Olá, queridos estudantes!!!!
Excepcionalmente hoje, estou postando nessa segunda-feira porque tenho uma pergunta muito importante e tenho muita curiosidade em saber: QUAL LIVRO VOCÊ ME INDICA?
Responda aqui nos comentários e estarei postando as resenhas das indicações de vocês, combinado???
Confesso que eu AMO a leitura, no momento estou lendo Virgin River, o livro que inspirou a Série com o mesmo nome na Netflix! 😆
Eu AMEI tanto a Série, que fiquei curiosa em compará-la com o livro e confesso: está superando o que eu assisti (como sempre, a leitura é sempre muito melhor!)
Agora é sua vez, tá? Curiosa em saber a leitura de vocês ou as que vocês têm vontade de ler...
Ah, se possível, deixem seus nomes junto com o comentário, porque se não estão logados no Gmail, eu não consigo ver o nome de quem postou, ok???
Ótima semana e espero a contribuição de vocês, certo?? 😘
Essa imagem me representa muito: #ADoidaDosLivros
![]() |
sexta-feira, 7 de maio de 2021
Literatura e Matemática - Matemática Divertida e Curiosa
quinta-feira, 6 de maio de 2021
Literatura e Matemática - O Diabo dos Números
quarta-feira, 5 de maio de 2021
Literatura e Matemática - O Homem que Calculava
